POR REVISTA BUSINESS PORTUGAL · 4 MARÇO, 2015
“A empresa orienta-se no sentido de constituir uma empresa de referência nacional, no seu setor de atividade”, afirma José Alberto Pessoa, administrador da Cadimarte.
Competitiva e dinâmica apresenta em todo o mercado nacional, serviços com elevados níveis de qualidade, sendo por isso uma empresa certificada desde 2011, segundo o referencial ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade.
José Alberto Pessoa iniciou a sua atividade profissional no setor em 1986 dando formação sobre construção no centro de emprego, após a formação ter terminado criou a sua empresa em 1990 – Cadimarte – Construções, Lda, especialista na área de reconstrução e restauração.
Inicialmente, enquanto esperava pelo alvará de obras públicas e privadas foi realizando algumas obras para o centro de emprego “realizava obras públicas para o centro de formação, porque até aos cinco mil contos não era necessário o alvará de obras públicas”, explica o administrador.
Após ter recebido o alvará começou a conquistar novos clientes no mercado.
Atualmente, no seu currículo já soma centenas de obras públicas e privadas e, preferencialmente, mantém como seus clientes o Ministério da Defesa Nacional, o Ministério da Administração Interna, o IEFP, a REFER, o IASFA, a ARSC e a Santa Casa da Misericórdia, em todos os domínios da sua atividade, para além de várias reabilitações em monumentos nacionais e de cerca de três dezenas de edifícios comerciais para o grupo “Os Mosqueteiros” – Intermaché.
Tem como missão a satisfação das expetativas e exigências dos seus clientes, obtendo a sua fidelização e o contentamento dos seus colaboradores, motivando-os profissional e socialmente.
“A nossa maior preocupação é servir bem o cliente em termos de qualidade, porque temos a garantia de que se prestarmos um serviço competente temos um cliente para toda a vida”. “Para além da qualidade no trabalho, tentamos sempre fazer parte da solução e nunca do problema. Para as obras públicas somos obrigados a apresentar dez por cento de uma garantia bancária durante cinco anos, até hoje, nenhuma garantia bancária me foi acionada para reparar alguma anomalia”, sublinha o administrador.
Tendo como lema “fazer bem à primeira” a Cadimarte orienta-se em três vertentes: clientes, colaboradores e melhoria contínua.
É objetivo da Cadimarte realizar obras cumprindo inteiramente as Leis e Regulamentos em vigor para o setor e acima de tudo, garantir um serviço de excelência cumprindo prazos e assegurar a qualidade dos materiais para com os clientes.
Distinguida como sinónimo de qualidade, a Cadimarte orgulha-se da excelente relação com os seus clientes e fornecedores e privilegia os seus contactos de proximidade com “humildade, cordialidade e seriedade, quer no decorrer da obra, quer nos prazos que decorrem até à receção definitiva”.
Como forma de garantir solidez e a saúde financeira da empresa apostam na sustentabilidade no mercado, transmitindo confiança aos seus clientes, fornecedores e colaboradores.
“A Cadimarte privilegia uma relação duradoura com fornecedores e subempreiteiros, como garantia de integração, partilha e empenho de todos os intervenientes, com salvaguarda da lealdade, transparência, profissionalismo, inovação e satisfação no serviço prestado ao cliente”, garante o administrador.
Uma empresa, essencialmente, vocacionada para o mercado nacional a Cadimarte está presente em vários pontos do país. “Temos uma equipa competente e especializada nas várias áreas de atividade. Todos os meus encarregados têm formação e a maior parte deles tem CAP três, de maneira a conseguirem ler um projeto e verem as suas possíveis falhas para podermos informar, atempadamente, o cliente no caso de existir alguma anomalia. Porque temos como máxima lidar em todos os nossos projetos de uma forma frontal, leal e sincera para conquistarmos e mantermos a confiança do cliente”, esclarece José Alberto Pessoa.
Apesar de ter iniciado o seu negócio com apenas cinco colaboradores, atualmente já conta com 83 colaboradores.
A responsabilidade partilhada é desenvolvida como forma de aumentar, permanentemente, a sua credibilidade, visibilidade e imagem perante o mercado e a concorrência.
Apesar de estarem inseridos num mercado competitivo, José Alberto Pessoa, afirma que “é difícil competirem comigo no mercado, porque tenho uma equipa bem formada e especializada, trabalho com materiais de qualidade, e ainda, tenho a possibilidade de assumir preços competitivos com os nossos clientes”.
Serviços que presta
Ao longo destes 25 anos já realizaram centenas de obras, sejam elas públicas ou privadas, tais como remodelações e reconstruções, o que implica mudança de telhados, remodelações interiores, fachadas exteriores e acima de tudo, adaptam as instalações às novas tendências do mercado e às novas exigências do cliente.
Mas o administrador confessa que as que lhe deram “maior gozo” de realizar foram, principalmente, as maiores – reconstruções em monumentos nacionais e para o exército.
Visão de mercado
“Não está fácil para as empresas de construção civil, mas quem conseguiu sobreviver no mercado, até aos dias de hoje, vão conseguir singrar. O importante é ter conhecimento e experiência no mercado, para assim conseguir sobreviver neste sector. Não podemos ter só teoria, temos que ter também a parte prática e é isso que os meus colaboradores conseguem oferecer ao mercado – segurança, qualidade e respeito pelo ambiente. O meu pessoal veste a camisola, porque quanto melhor a empresa estiver, melhor estamos, e aqui, a regra é vestir a camisola, só contrato pessoas que gostam do que fazem e que apostam em melhorar continuadamente. Esta área é muito complicada, porque um pequeno descuido pode ser a morte do artista e por isso, temos que servir o nosso cliente da melhor forma. E com todo o nosso profissionalismo temos tido a felicidade de gostarem do nosso trabalho e de passarem a palavra, que a meu ver é a melhor publicidade”, comenta o administrador.
Distinção PME Excelência 2014
“Este prémio tem bastante significado no panorama económico nacional e principalmente no setor da construção civil, tendo em conta a recente recessão económica que se tem vindo a sentir e principalmente, no nosso setor de atividade, o da construção civil.
Dedicamos este prémio a todos os nossos clientes, trabalhadores, colaboradores, fornecedores e parceiros, por termos alcançado em conjunto este prestigiante estatuto que serve de estímulo para outras empresas, no sentido de perseguirem a qualidade e a excelência, fatores decisivos na disputa da competitividade”.
2015
Fiel a todas as orientações referenciadas a Cadimarte tem vivido um constante e sólido desenvolvimento, assinalável na última década, que a habilitam com uma capacidade empresarial reconhecida e certificadamente forte e com um retorno muito gratificante enquanto pólo de formação e de realização, pessoal e coletiva.
Dando expressão ao seu potencial humano e técnico para o ano 2015 ambicionam subir a faturação, obter um crescimento sustentado e apostar no futuro com a concretização das novas instalações da sede e ainda, implementar novas tecnologias de informação.
Tencionam também, ser novamente PME Excelência, pois representa para a empresa o afinco de todo o trabalho que o administrador, família e os restantes colaboradores realizaram durante o ano.
“Continuaremos a consolidar as raízes do futuro reforçando a postura de modernidade, inovação e de ambição responsável, orgulhosos de um passado que nos fortalece a determinação e certeza na superação das exigências e desafios que nos esperam”, conclui.
Perfil de José Alberto Pessoa
O nosso interlocutor iniciou a sua carreira na construção, aos 16 anos, trabalhando como Servente da Construção Civil. Entre 1980 a 1981, cumpriu o serviço Militar no Regimento de Comandos na Amadora, tendo-lhe sido atribuído um Louvor. Em paralelo, com a sua atividade profissional entre 1982- 1994 exerceu funções de Árbitro de Futebol do Distrito de Coimbra ao abrigo da Associação de Futebol de Coimbra.
De 1984 a 1985 frequentou e concluiu o 2º Ano do curso complementar do Liceu.
Entre 1986 a 1988 desempenhou funções de Pedreiro de Construção Civil, em França, e geriu a construção de vivendas unifamiliares.
Entre 1988 a 1990 foi monitor e Formador de aulas de formação (Teóricas e Práticas) no ramo da construção civil no Instituto de Emprego e Formação Profissional (I.E.F.P.).
Já em 1990, fundou a empresa Cadimarte – Construções, Lda. – Construção Civil e Obras Públicas. De 1990 a 2015 exerce funções de Gerente da empresa Cadimarte – Construções, Lda., tendo gerido a maior parte das obras.
Paralelamente, entre 1995 a 2001 exerceu funções de Presidente da Direção da União Recreativa de Cadima, associação de cultura, recreio e desporto.
Foi candidato eleito Presidente da Junta de Freguesia de Cadima, entre 2001 a 2013, onde exerceu plenas funções durante os respetivos mandatos.
Em 2006 obteve o CAP de Técnico de Obra (Condutor de Obra) Nível III, certificado N.º COP 428436/2007 DC. Em 2007, frequentou e obteve os respetivos certificados de Frequência de Formação Profissional, nos cursos de Gestão de um Processo de Compras e de Saúde Higiene e Segurança no Trabalho.
E em, 2010 concluiu o Programa Avançado de Gestão para a Construção na Faculdade de Ciências Económicas Empresariais da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.